Colocamos o Brasil no mapa global de empresas de nanotecnologia e, como produzimos do Brasil para o mundo, trazemos vantagens importantes para nossos clientes locais, como: diminuição da exposição ao risco de oscilações cambiais, redução dos riscos logísticos e alfandegários e da necessidade de estoques de segurança, além de oferecer custos competitivos quando comparado aos produtos importados.
Como pioneiros na fabricação de nanopartículas de nióbio em larga escala, apresentamos com exclusividade ao mercado um produto que, em escala nano, potencializa benefícios já reconhecidos mundialmente.
Além disso, viabilizamos a aplicação do nióbio em produtos até então inimagináveis na escala micro, como tintas, vernizes, eletrônicos e muito mais, cujos benefícios estão sendo descobertos e validados à medida que novos projetos e pesquisas avançam.
Mais do que nanopartículas, compartilhamos com nossos clientes nossa expertise em transformar materiais em soluções customizadas inteligentes e mais eficientes, capazes de contribuir para um futuro mais sustentável.
O que é o nióbio?
O nióbio (Nb) é um metal de transição, descoberto em 1801, mas que começou a ganhar maior relevância em meados do século XX. Encontrado na natureza no estado sólido, tem o Brasil e o Canadá como os seus principais produtores.
As características do nióbio, utilizado até então pela indústria na forma micrométrica, e sua capacidade de melhorar as propriedades de outros materiais, o fazem ter hoje inúmeras aplicações, como: em carros, estruturas de edifícios e pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, marca-passos, sondas espaciais, foguetes, tubulações de gás, componentes eletrônicos e baterias, entre outros.
A tecnologia de transformar o micro nióbio em nano nióbio rompeu a barreira do conhecimento e abriu um novo universo de características, possibilidades e aplicações para esse elemento.
A NIONE é sustentável?
Sim. Operamos com um processo de fabricação rigidamente controlado, com praticamente zero geração de resíduos e emissões e consumo reduzido e consciente de energia elétrica e água.
Além disso, nossa tecnologia de fabricação proporciona um ambiente industrial não insalubre e não periculoso.
O que são nanopartículas?
Uma nanopartícula é uma pequena partícula que varia entre 1 a 100 nanômetros de tamanho.
Indetectáveis pelo olho humano, as nanopartículas podem exibir propriedades físico-químicas significativamente diferentes quando comparadas com suas contrapartes materiais maiores.
Para efeito de comparação, 1.000 nm (nanômetros) = 1 μm (mícrômetro) = 0,001 mm (milímetros).
As nanopartículas de nióbio causam problemas à saúde?
Testes realizados por órgãos competentes asseguram que as nanopartículas de nióbio são biocompatíveis e atóxicas.