NANOTECNOLOGIA E AS NANOPARTÍCULAS DE NIÓBIO
24 de Março - A NIONE
 
 
Compartilhe

Transformamos produtos em suas melhores versões com nanotecnologia. Esta é a afirmação que move a NIONE, a primeira empresa no mundo a fabricar e comercializar em larga escala nanopartículas de pentóxido de nióbio, além de concentrados de dióxido de titânio e dissulfeto de molibdênio.

A nanotecnologia é uma área de pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar que envolve manipulação e controle da matéria em escala entre 0,1 e 100 nanômetros (nm) – 1nm corresponde à uma bilionésima parte de um metro; em proporção, é o mesmo que comparar a Terra (escala real) a uma laranja (escala nanométrica). A definição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a nanotecnologia é: “Campo científico-tecnológico transversal, disruptivo e pervasivo, dedicado à compreensão, controle e utilização das propriedades da matéria na nanoescala (1 bilionésimo de metro).”

Uma das principais características da nanotecnologia é a capacidade de potencializar as propriedades de materiais consagrados, sejam eles polímeros, metais ou cerâmicos, através da construção de nanocompósitos. Pode soar paradoxal, mas a partir da diminuição de uma partícula, aumenta-se exponencialmente a sua área superficial específica (Figura 1). Este processo de transformação de uma única partícula em bilhões de outras, além de possibilitar a otimização da dispersão da matéria, aumenta significativamente a transferência das propriedades físico-químicas do material descontínuo para a matriz. Um exemplo disso é a potencialização de propriedades termomecânicas de materiais poliméricos com o uso de nanopartículas inorgânicas. 
 

Os nanomateriais podem ser produzidos a partir de diversas matérias primas, entre elas: carbono, metais de transição, óxidos, dicalcogenetos, etc. Cada tipo de nanomaterial tem propriedades únicas e pode ser usado para potencializar diferentes tipos de aplicações, como, por exemplo, na eletrônica, em tintas e revestimentos, em polímeros termoplásticos e termofixos usados para fabricação de peças, em cerâmica avançada, na medicina, em energia, na indústria metalmecânica, na indústria automotiva, em produtos químicos, no agro, em cosméticos, na construção civil, etc. 

A nanotecnologia tem o potencial de revolucionar muitos setores da economia. À medida que avança, novas aplicações e materiais surgirão, e é inevitável que a nanotecnologia desempenhe um papel cada vez mais importante na sociedade.

PENTÓXIDO DE NIÓBIO

As nanoparticulas de pentóxido de nióbio são o motivo de existência da NIONE: nosso nome é uma união das palavras Niobium e One. O composto químico tem sido alvo de estudos em relação às suas propriedades e aplicações na nanotecnologia, devido à sua alta capacidade de se ligar a outros materiais, como polímeros e metais, para formar materiais compostos com propriedades aprimoradas.

As nanopartículas de pentóxido de nióbio apresentam uma série de propriedades únicas que as tornam atraentes para diversas aplicações. Em primeiro lugar, elas possuem uma grande área superficial, o que aumenta sua capacidade de interagir com outras moléculas e de catalisar reações químicas. Além disso, as nanopartículas de pentóxido de nióbio apresentam alta estabilidade físico-química, o que lhes confere uma longa vida útil e resistência à degradação.

Caso queiram se atualizar sobre o tema da nanotecnologia, sugerimos as leituras a seguir:

"Introduction to Nanotechnology", de Charles P. Poole Jr. e Frank J. Owens – Este livro é uma introdução geral à nanotecnologia, cobrindo desde a ciência básica até as aplicações.

"Nanomaterials: Synthesis, Properties and Applications", de A. S. Edelstein e R. C. Cammarata – Este livro cobre os princípios da síntese e caracterização de nanomateriais, bem como suas propriedades físico-químicas e aplicações em diversas áreas.

"Nanotechnology: Principles and Applications", de Sulabha K. Kulkarni e Rajendra S. Khairnar – Este livro apresenta uma introdução abrangente à nanotecnologia, com ênfase nas aplicações em áreas como eletrônica, energia e medicina.

"Nanoparticles: From Theory to Application", de Günter Schmid – Este livro cobre as propriedades físico-químicas de nanopartículas, bem como sua síntese, caracterização e aplicações em diversas áreas.

"Nature Nanotechnology" – Este é um periódico científico que publica pesquisas originais e revisões sobre nanotecnologia em todas as áreas, incluindo eletrônica, materiais, medicina, energia e meio ambiente.

Figura 1. Exemplo esquemático do aumento da área superficial específica a partir da diminuição de uma dada partícula; u.c. significa unidade de comprimento e u.a. unidade de área

LEIA TAMBÉM