NIONE desenvolve aditivo nanoestruturado inédito para revestimentos anticorrosivos
31 de Julho -
Tecnologia ecofriendly, patenteada pela companhia, aumenta a resistência à corrosão e pode dobrar a vida útil de componentes automotivos expostos e condições climáticas extremas
 
Compartilhe

Em pouco mais de um ano de operação, chegam ao mercado internacional as primeiras soluções desenvolvidas pela NIONE, empresa da Randoncorp e Frasle Mobility especializada no desenvolvimento de nanotecnologia para a melhoria de propriedades físico-químicas de materiais para diversos segmentos industriais. Trata-se de um aditivo nanoestruturado para coatings, utilizados em revestimentos anticorrosivos automotivos. A solução fornecida pela empresa é aplicada na linha Maxcoating de discos e tambores de freio da Fremax, uma das marcas Frasle Mobility. As primeiras unidades foram comercializadas recentemente para clientes da América do Norte, um dos principais mercados potenciais para essa tecnologia inovadora.

O aditivo NIONE contém nanopartículas de pentóxido de nióbio, que agem para melhorar a performance da pintura e aumentar a resistência à corrosão, a proteção contra o ataque químico e também podem melhorar a resistência à abrasão da pintura. No projeto Fremax, os benefícios proporcionados pelo aditivo NIONE viabilizaram a utilização de tinta à base d’água para esta aplicação. Testes de Salt Spray, que aceleram o processo de corrosão, atingiram aproximadamente mil horas de proteção, o que pode dobrar a vida útil dos componentes.

Diretor-superintendente de Tecnologia Avançada da Randoncorp e executivo responsável pela NIONE, César Augusto Ferreira, destaca a alta performance da solução diante de condições climáticas extremas, como em regiões com muita ocorrência de neve, onde a aplicação de sal nas estradas garante a trafegabilidade, mas acelera a oxidação de componentes de veículos, por exemplo.

Para a aplicação do revestimento nanoestruturado com nióbio, a Fremax investiu em uma linha de pintura robotizada e em tecnologia para secagem ultrarrápida e baixo consumo de energia. “Isso demonstra a nossa capacidade de desenvolver soluções customizadas aos nossos parceiros, associando nosso produto com ganhos de processo industrial. Os benefícios dessa combinação trazem ao mercado uma solução ecofriendly inédita no mundo”, destaca Ferreira.

O projeto da Maxcoating com nanopaint foi desenvolvido pela Fremax em parceria com a NIONE, com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e com a empresa WEG Tintas.

A NIONE é a primeira empresa no mundo a desenvolver um método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, viabilizando sua utilização pela indústria. Por meio de um processo de fabricação com patente global requerida, com unidade fabril localizada em Içara (SC) e uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e engenheiros, a empresa é capaz de criar soluções nanométricas customizadas para cada aplicação e compartilhar expertise para a correta incorporação das nanopartículas nos produtos dos seus clientes. Conduz, atualmente, mais de 60 projetos para diversas aplicações nos mais variados segmentos industriais.

LEIA TAMBÉM